Vivemos em uma época perigosa.
O homem domina a natureza antes
que tenha aprendido a dominar a si mesmo.
Albert Schweitzer
Diante da atual situação, onde há ciência da possibilidade de esgotamento dos recursos naturais e do alerta a necessidade de preservação destes recursos para que as futuras gerações possam também aproveitá-los, o termo sustentabilidade surge na tentativa de ouvir e obedecer ao ciclo natural das coisas: nas formas como se produz, se consome, se relaciona.
Neste sentido, empresas de pequeno, médio e grande porte, tem adotado o conceito da produção mais limpa em suas práticas, para que haja uma redução significativa de resíduos ou até mesmo a não geração deles no desenvolvimento dos seus produtos e serviços.
Além disso, outras ações são realizadas no mundo por grupos de pessoas que optaram por viver em um ambiente mais sustentável e vem desenvolvendo projetos fortificadores: como hortas urbanas, criação de moedas locais, implantação de modelos educacionais inclusivos. Pequenas condutas que vem reduzindo, de forma ainda intimista, as desigualdades e fomentando práticas positivas.
Desta maneira, para que a sustentabilidade seja de fato possível, são necessárias mudanças de comportamento politico, econômico, social e ambiental. É preciso respeitar o tempo de todas as coisas. Só assim a sustentabilidade é possível.
Parabéns pelo artigo. Muito bem colocado. Precisamos realmente de uma mudança de atitudes. E elas podem começar de maneira bem simples, como o reaproveitamento da água da lavagem da roupa, por exemplo. Atitudes que podem começar dentro das nossas residências de forma imediata e não ficarmos esperando por nossos dirigentes.
ResponderExcluirBelo texto!
ResponderExcluirTranformando os nossos hábitos podemos transformar certas situações.
1 abraço!
Parabéns pela bela reflexão!
ResponderExcluir