"A educação musical é a parte principal da educação,
porque o ritmo e a harmonia têm o grande poder de
penetrar na alma e tocá-la fortemente,
levando com eles a graça e cortejando-a,
quando se foi bem-educado."
A república.
A república.
Sou uma apaixonada por música. Não nego. Por conta disso, esse foi um dos módulos que mais me encantou. A possibilidade de experimentar matemática e, computacionalmente os sons e o fazer sonoro, foi incrível. A vibração que se desloca pelo ar, as relações aritméticas ao se mensurar os sons, a relação entre as escalas musicais e a fibonacci.
Aprendemos que quando falamos em melodia, estamos falando da sucessão rítmica de sons musicais; harmonia como sendo a criação e combinação de acordes e os ritmos os agrupamentos dos valores de tempo durante o processo de execução de uma música. Para determinamos a unidade de medida da música usamos o tom. E para que esse tom se pronunciasse, começamos o processo de construção do Idiofone.
Além do processo de construção física do som, estudamos sob uma perspectiva teórica da música. Construímos, em pautas, as notas musicais e entendemos o funcionamento de uma partitura musical. Por meio do musescore eu e Alisson Nogueira, construímos a partitura da música Frère Jacques. Foi fascinante fazer esse percurso musical com tanta consciência matemática, me fez admirar ainda mais a música e seus processos de criação.
Muito inspirada nessa pesquisa de origem do som, construí junto ao amigo e colega da UFSB, Anderson Santos, a proposta musical "Pausa para um som" para o componente "Modos de Escuta e Criação Sonora" e a ideia desse projeto nasceu durante o processo de construção do idiofone.
Por: Márcia Mascarenhas
Professor: Joel Felipe
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